quarta-feira, 9 de junho de 2010

CONTINENTE AMERICANO - VEGETAÇÃO

Tundra — Encontrada no norte do Canadá e constituída principalmente por musgos o líquens; durante o verão essa vegetação floresce, servindo de pastagem. O clima é polar e subpolar.
Floresta Boreal (coníferas) — floresta homogênea que ocorre ao sul do Círculo Polar Ártico, em território canadense. É composta por coníferas bem espaçadas entre si. O clima nessa área é temperado frio.
Pradarias — Ocupam as planícies centrais, tanto no Canadá como nos Estados Unidos, na Argentina e Uruguai. São constituídas por gramíneas e herbáceas, adquirindo o aspecto de uma vasta pastagem (também ocorre no Brasil). O clima é temperado continental.
Estepes — Ocupam as regiões áridas e semi-áridas do oeste americano, norte do México e sul da Argentina. São vegetações compostas por gramíneas ressecadas, espalhadas em tufos pelo terreno e arbustos de diversos tipos de altura.
Florestas Temperadas — Floresta temperada é um bioma encontrado nas regiões situadas entre os pólos e os trópicos, característica das zonas temperadas úmidas e abrange o leste dos Estados Unidos. A vegetação das florestas temperadas é variada, desde as coníferas e árvores com folhas largas caducas, como as das florestas da América do Norte, embora apresentem também árvores de folha persistente, cujas folhas se encontram transformadas em agulhas. Embora predominem as árvores, existem também arbustos e plantas herbáceas.
Savanas — Ocorre no centro do Brasil, onde o clima é tropical semi-úmido (Cerrado).
Floresta Equatorial Amazônica – Domina grande parte da porção setentrional da América do Sul. Sendo a maior floresta de clima quente do mundo, existindo em uma área de solo pobre.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Tipos de Clima da América

Agora estou mandando a versão mais fácil...


TIPOS DE CLIMA DO CONTINENTE AMERICANO

• Clima Tropical: tem as temperaturas médias anuais elevadas, superiores a 20ºC. As chuvas se concentram no verão e o inverno é seco. É o clima dominante na América Central e regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
• Clima Equatorial: é o clima das regiões próximas ao Equador, logo, é muito quente e úmido. É o clima dominante na região amazônica e algumas regiões da América Central.
• Clima Subtropical: é o nosso tipo de clima, com as 4 estações bem definidas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano.
• Clima Desértico: tem escassez de chuvas e grandes variações de temperatura ao longo do dia. Lembre-se que existem desertos quentes e desertos frios, como o da Patagônia e o polo.
• Clima Temperado: varia conforme a área, mas em geral tem o verão quente e o inverno muito frio, com temperaturas negativas. Com as 4 estações bem definidas e as chuvas mais concentradas na primavera e no verão.
• Clima Frio: tem as temperaturas médias anuais baixas (não ultrapassa os 10ºC), os verões são curtos. É o clima dominante no Alasca, no norte dos EUA, no Canadá e no sul do Chile.
• Clima Mediterrâneo: só é encontrado em estreitas faixas do Chile e nos EUA (próximo ao litoral do Pacífico). Tem invernos chuvosos e verões secos.
• Clima Semi-árido: é muito quente (temp. média superior a 30ºC), tem pouca chuvas e mal distribuídas. É o clima do Nordeste brasileiro, da região central do EUA, México e ao sul da Argentina.
• Clima Frio de Alta Montanha: por motivos óbvios, é encontrado nos Maciços montanhosos do oeste do continente, muito frio e com precipitação de neve.
• Clima Polar: muito frio (temp. média anual sempre inferior a -10ºC) e precipitações sempre em forma de neve, solo sempre coberto por neve ou gelo. É o clima do norte do Canadá e da Groenlândia.