domingo, 8 de abril de 2012

Estamos conectados de novo...

Queridos Alunos, como perceberam estamos novamente conectados a INCRÍVEL velocidade de 600 Kb (via rádio, pode piorar...), mas é o suficiente para continuarmos a atividade humanitária de não permitir que vocês naufraguem na internet.
Este ano vamos, além de publicar os textos, colocar links para estudos complementares. Estes links podem ser para apresentações, imagens, vídeos, músicas, ou qualquer outras coisas que se relacionem ou sirvam para aprofundarmos nossos conhecimentos.
Espero contribuições de vocês nessa parte, na área dos comentários, coloquem ali suas sugestões e, em caso do material ser realmente bom, publicamos no blog com os créditos ao minerador de conhecimentos...
Até a sala!

Tipos de Integração Regional - 9º Ano

Modalidades de integração regional
Os blocos econômicos existentes no mundo são classificados a partir dos acordos estabelecidos entre eles, e podem ser agrupados em:
Zona de preferência tarifária - é o processo mais simples de integração em que os países pertencentes ao bloco gozam de tarifas mais baixas do que as tarifas aplicadas a outros que não possuem acordo preferencial. É o caso da ALADI (Associação Latino-Americana de Integração);
Zona de livre comércio - reúne os países através de acordos comerciais que visam exclusivamente à redução ou eliminação de tarifas aduaneiras entre os países-membros do bloco. Só é considerada uma Zona de Livre Comércio quando pelo menos 80% dos bens são comercializados sem taxas alfandegárias. O principal exemplo é o Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte), formado por Estados Unidos, Canadá e México;
União aduaneira - é um estágio mais avançado de integração. Além dos países eliminarem as tarifas aduaneiras entre si, estabelecem as mesmas tarifas de exportação e importação TEC (Tarifa Externa Comum) para o comércio internacional fora do bloco. A união aduaneira exige que pelo menos 85% das trocas comerciais estejam totalmente livres de taxas de exportação e importação entre os países-membros. Apesar de abrir as fronteiras para mercadorias, capitais e serviços, não permite a livre circulação de trabalhadores. O principal exemplo é o Mercosul (Mercado Comum do Sul), composto por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela. Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador são países associados ao Mercosul, ou seja, participam do livre comércio, mas não da união aduaneira;
Mercado comum - visa à livre circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços. O único exemplo é a União Européia, que, além de eliminar as tarifas aduaneiras internas e adotar tarifas comuns para o mercado fora do bloco, permite a livre circulação de pessoas, mão-de-obra, capitais e todo tipo de serviços entre os países-membros. A UE é formada por 27 membros, após a adesão de 10 novos países, em maio de 2004. Em 2007, incluíram-se também Romênia e Bulgária na União Européia;
União econômica e monetária - é formada pelos países da União Européia, que, em 1º de janeiro de 2002, adotaram o euro como moeda única. Apenas 13 países pertencem à zona do euro: Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda (Países Baixos), Portugal, Grécia, Espanha e Eslovênia.

HIDROGRAFIA DA AMÉRICA - 8º Ano

Um rio com seus afluentes forma uma rede hidrográfica. A área drenada por uma rede hidrográfica recebe o nome de bacia hidrográfica. Um conjunto de bacias hidrográficas, cujos rios correm para o mesmo destino, que pode ser um oceano ou um mar, constitui uma grande vertente. De modo geral, o continente americano possui uma hidrografia farta, pois suas terras são drenadas por numerosos rios.
As Vertentes podem ser entendidas como o conjunto de formas do relevo, que orientam o deslocamento de um rio.

Vertente do Ártico: Rios em grande parte congelados, muito importante para a pesca (Salmão) e para produção de energia (Mackenzie e Nelson)
Vertente do pacífico: Rios que nascem e descem as montanhas próximas, por esta razão são curtos e com cachoeiras.
Vertente do Golfo: Formada por rios que atravessam a planície do Mississipi, importante para a agricultura (Missouri/Mississipi)
Vertente do Atlântico: Abrigam os rios mais extensos e importantes do continente, grande aproveitamento econômico, transporte, pesca e energia (São Lourenço, Amazonas, Bacia Platina).