domingo, 27 de maio de 2012

COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES - CEI - 9º ANO

Em 1991, após a desagregação da União Soviética, a Federação Russa iniciou esforços para a criação da C.E.I. Para a Rússia era essencial manter relações com as repúblicas independentes, por questões militares e econômicas.
A C.E.I. é uma organização confederativa, e seus atuais membros são: Rússia, Belarus, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Moldávia e Ucrânia (na Europa), e Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão (na Ásia).
Aberta ao comércio com os demais países do mundo, a C.E.I. apresenta a desvantagem de seus países-membros possuírem um sistema produtivo atrasado tecnologicamente, e por isso pouca competitividade.
Desde sua criação a C.E.I. encontra dificuldade para manter-se. Muitas repúblicas que a integram se aproximaram da União Européia. Apesar disso, a Rússia tenta manter certa hegemonia sobre esse bloco, a custa de algumas tensões (principalmente militares).


quinta-feira, 24 de maio de 2012

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - IDH

Desenvolvido pelo economista paquistanês Mahbud Ul Haq, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) desde o ano de 1993; este índice utiliza certos critérios de avaliação (renda, longevidade e educação) para medir o desenvolvimento humano em mais de 180 países.

O IDH varia de 0 a 1, sendo considerados de baixo desenvolvimento os países que atingem menos de 0,499 pontos, de médio desenvolvimento os que possuem notas de 0,500 até 0,799, de alto desenvolvimento os países que atingem pontuação superior a 0,800 até 0,899 e de desenvolvimento humano muito elevado os países com IDH maior que 0,900.

O IDH é a síntese de três indicadores: PIB (Produto Interno Bruto) per capita, expectativa de vida, taxa de alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais de idade e taxa de matrícula bruta nos três níveis de ensino (relação entre a população em idade escolar e o número de pessoas matriculadas no ensino fundamental, médio e superior).

No relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em 2009, o Brasil ocupava a 75º posição, alcançando 0,813 pontos, o que mantém o país no grupo dos 44 países com desenvolvimento elevado. Porém, devemos ressaltar que o IDH, apesar de ser um dos melhores parâmetros para avaliação das políticas públicas, não poderá ser considerado sozinho, afinal é necessário avaliar também diversos outros fatores que influenciam neste “desenvolvimento”. A distribuição da renda entre a população, por exemplo, apesar de sermos classificados como um dos países com maior concentração de renda, obteve melhoras significativas, fazendo com que saíssemos da quarta posição que ocupávamos no relatório de 2002, para a oitava posição no ranking dos países com pior distribuição de renda em 2004.

País com maior IDH
Noruega - IDH = 0,971 *

País com menor IDH (182º)
Níger – IDH = 0,340 *

*Dados referentes ao Relatório de Desenvolvimento Humano 2009 do PNUD.

E já aproveito a postagem para lançar uns desafios, acessem a página do PNUD www.pnud.org.br e procurem os seguintes dados:

Qual é o relatório mais recente? Quantos países estão relacionados?
Qual é o IDH e a posição do Brasil nesse relatório?
Qual país possui a melhor nota no ranking do IDH? E qual apresenta a pior?

Boa sorte e bons estudos ; )

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Climas do Brasil - 7º Ano

Caros alunos, estou disponibilizando o link para a página que utilizamos quando fomos ao lab. de informática, podem pesquisar a vontada mais informações. Valeu!!! http://educacao.uol.com.br/geografia/climas-do-brasil-tipos-de-clima-e-mapa.jhtm