sexta-feira, 29 de junho de 2012

Estados Unidos da América

Os Estados Unidos compreendem grande parte da América do Norte, limita-se a norte com o Canadá, a leste com o oceano Atlântico, a sul com o golfo do México e com o próprio México, e a oeste com o oceano Pacífico.
Os Estados Unidos da América originaram-se de 13 colônias britânicas estabelecidas na costa atlântica da América do Norte no século 17. Em 1776, houve a independência dos Estados Unidos, que pôs fim à colonização. Os Estados Unidos da América são o 4º maior país do mundo, e o 3º mais populoso. São uma República Federal democrática e presidencialista, formada por 50 Estados, mais o Distrito de Columbia.
Os Estados Unidos possuem vários territórios e possessões insulares ultramarinas. A maior delas é a ilha de Porto Rico. Outros territórios ultramarinos de importância incluem a Samoa Americana, Guam, ilhas Marianas do Norte e as ilhas Virgens Americanas. A marinha norte-americana tem ocupado uma base militar na baía de Guantânamo, em Cuba, desde 1898.
O território dos Estados Unidos limita-se ao norte, com o Canadá; ao sul, com o México; a oeste, com o oceano Pacífico; e a leste, com o oceano Atlântico.
O país é o terceiro mais populoso do mundo, superado somente pela China e Índia. A população estadunidense é de aproximadamente 314,6 milhões de habitantes, distribuídos em um dos maiores países do mundo, ocupando uma área de 9 363 520 km².
Em razão da sua extensão territorial, há uma variedade de paisagens no país, das quais podemos citar: floretas temperadas, pantanais, planícies, montanhas rochosas, desertos, florestas úmidas, regiões árticas e ilhas vulcânicas.
O seu tamanho faz com que o país apresente uma grande variedade de climas, entre os principais: subtropical, polar, mediterrâneo e temperado.
Etnicamente, a população dos Estados Unidos é constituída por alemães, irlandeses, ingleses, italianos, escandinavos, poloneses, franceses, hispânicos, africanos e asiáticos.

________Comparação EUA____________________X___________________Brasil
PIB (Produto Interno Bruto): 14,02 trilhões de dólares._______2,4 tri
Renda per capita: 46.272 dólares______________________________Média 12 mil
IDH: 0,902 (muito alto).______________________________________0,718
Esperança de vida: 78 anos.___________________________________73,5
Mortalidade infantil: 6,37____________________________________15,6
Alfabetização: 99%.___________________________________________90%