terça-feira, 31 de julho de 2012

O que é o PNB (Produto Nacional Bruto) e o Rendimento Nacional

Contribuição do Vinícius Lima para o nosso blog:


O Produto Nacional Bruto é a soma de bens e serviços finais produzidos pelos nacionais no país e no estrangeiro num dado período de tempo, normalmente um ano. Inclui remessas de emigrantes e exclui aquilo que os estrangeiros produzem nesse país.

O critério para o apuramento do PNB é a nacionalidade, ao contrário do PIB em que o território é que é determinante para o apuramento.

Os países com forte investimentos de capital estrangeiro, têm facilmente um PIB maior que o PNB. Foi isto que aconteceu na Irlanda entre 1990 e 2005.

Quando o valor perdido pelo "desgaste" do capital utilizado na produção (i.e. depreciação) é deduzido do valor PNB, temos o PNL - Produto Nacional Líquido.

O Produto Nacional Líquido a custo de fatores (i.e. excluindo o valor de impostos indiretos e subsídios) chama-se Rendimento Nacional.

Alguns economistas destacam a importância do Rendimento Nacional relativamente ao PIB. O Presidente da República, Cavaco Silva, fez eco disso mesmo ao dizer: «Mais importante que olhar para o PIB, seria olhar para o rendimento interno nacional. Uma coisa é o rendimento gerado pelo país, e outra é o que fica no País».